Quatro nomes da região integram as duas listas candidatas às eleições na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), agendadas para 14 de Fevereiro.
Pedro Proença, actual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, e Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa, são os líderes das listas admitidas na corrida à FPF, e contam com personalidades da região nas suas fileiras.
O batalhense Luciano Gonçalves, reeleito no ano passado como presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), surge como candidato à liderança do Conselho de Arbitragem (CA), circundado por oito antigos árbitros com o objectivo de promover o sector.
Entre as medidas já divulgadas, o CA de Pedro Proença pretende criar um plano nacional de arbitragem, para “elevar a competência rumo ao profissionalismo efectivo”.
Também Júlio Vieira, que ocupa o cargo do director na direcção da FPF, integra a lista de Pedro Proença para o mesmo lugar. Pretende manter-se no mesmo posto também Vítor Carvalho, natural de Alqueidão da Serra, e que se junta à lista do actual presidente da Liga Portugal para o Conselho de Justiça.
Por sua vez, Olegário Benquerença é o único nome da região a fazer parte da lista de Nuno Lobo. O antigo árbitro, da Batalha, candidata-se ao Conselho de Arbitragem. Pedro Proença e Nuno Lobo concorrem à sucessão de Fernando Gomes, presidente da FPF desde 2011, que cumpre o terceiro e último mandato.
As eleições estão agendadas para 14 de Fevereiro de 2025, com a tomada de posse marcada para o dia 19 do mesmo mês.
A Associação de Futebol de Leiria já manifestou publicamente o apoio à candidatura de Pedro Proença, com o presidente Manuel Nunes e o delegado José Eduardo Santos a subscrever a lista.
Votam nas eleições da FPF 84 delegados, entre eles os representantes das associações de futebol distritais e regionais, os líderes da Liga Portugal e das instituições representativas de treinadores, árbitros, futebolistas, enfermeiros, médicos, dirigentes e massagistas.