“A Guerra Colonial em contexto internacional e o fim do regime” é o tema da conferência que o politólogo e investigador António Costa Pinto vai proferir esta sexta-feira, dia 29, em Porto de Mós.
O encontro decorrerá no auditório da Central das Artes, pelas 21 horas, e integra o ciclo de conferências intitulado Ditadura e Democracia: Que História? Que Presente? Que Futuro?, promovido pelo município no âmbito do cinquentenário da Revolução dos Cravos.
António Costa Pinto é investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e professor de Ciência Política na Universidade Lusófona.
Este ciclo de conferências, por onde já passaram o almirante Gouveia e Melo, o ex-ministro Luís Amado e os historiadores Irene Pimental, Fernando Rosas e Pacheco Pereira, pretende incentivar o debate entre a população e os investigadores convidados, sobre as formas de controlo social, repressão e censura utilizadas pelo Estado Novo.
Estão ainda previstas sessões com o ex-ministro Paulo Portas e a comissária executiva da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola.