Nos dez concelhos abrangidos pelos Agrupamentos de Centros de Saúde (AceS) do Pinhal Interior Norte e do Pinhal Litoral já foram vacinadas contra a Covid-19 perto de 43 mil pessoas. Ou seja, cerca de15% da população residente neste território, que engloba os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.
De acordo a última actualização dos dados feita pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, até ao dia 6 de Março, havia 40.853 pessoas vacinadas nestes dez municípios. A este número, acrescem 1.680 profissionais do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), incluindo 80 prestadores de serviço, que também se encontram inoculados.
Os dados facultados ao JORNAL DE LEIRIA pela ARS do Centro indicam que, das 40.853 pessoas vacinadas pelos ACeS, 11.616 fizeram já as duas doses. No ACeS do Pinhal Interior Norte, que serve os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, foram administradas vacinas a 18.496 pessoas (5.313 com duas doses e os restantes 13.183 com apenas uma).
Nos cinco municípios que compõem o ACeS do Pinhal Litoral (Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós), a vacinação chegou, até ao final da semana passada, a 22.357 pessoas.[LER_MAIS] Destas, 6.303 já fizeram duas tomas, enquanto as restantes 16.054 aguardam pela segunda dose.
Olhando para os dados em função dos grupos prioritários, estes indicam que no Pinhal Interior Norte há 357 profissionais de saúde com a vacinação completa e 183 com a primeira dose. No ACeS do Pinhal Litoral, neste grupo há 642 pessoas com as duas doses feitas e 270 com apenas uma.
A estes números há a somar os dados da vacinação no CHL. Segundo a instituição até ao momento, já foram inoculados 1.680 profissionais (incluindo cerca de 80 prestadores de serviços). Faltam vacinar 550 colaboradores do quadro de pessoal do hospital e cerca de 200 prestadores de serviços.
Ao nível dos utentes e trabalhadores de estruturas residenciais para idosos, também incluídos na primeira fase de vacinação, os dados da ARS do Centro revelam que nos concelhos do Norte do distrito há 4.595 pessoas desse grupo com a vacinação completa, enquanto 5.206 esperam pela segunda dose.
No Pinhal Litoral foram, até ao momento, vacinados 12.962 idosos e profissionais de lares (7.500 com a primeira dose e 5.462 com as duas).
Está também já a decorrer a vacinação de pessoas com mais de 80 anos e com mais de 50 com determinadas patologias (doença coronária, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou doença pulmonar obstrutiva crónica), bem como de bombeiros e forças de segurança. Neste grupo, o ACeS do Pinhal Interior Norte já vacinou 7.794 pessoas com a primeira dose, enquanto no Pinhal Litoral já foi administrada uma toma a 8.284 indivíduos, havendo 361 com a vacinação completa.
O JORNAL DE LEIRIA tentou obter dados referentes aos municípios do Oeste Norte (Alcobaça, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche e Bombarral), mas a ARS de Lisboa e Vale do Tejo alegou que “neste momento” não é possível facultá-los.