A ministra da Saúde considerou hoje que Portugal se encontra numa nova fase da pandemia da Covid-19 e admitiu o alívio de medidas de mitigação, com nova política de testagem e a revisão da obrigatoriedade de máscara.
Ainda sem datas, disse sobre o alívio das restrições que serão “tão rápido quanto possível e tão devagar quanto necessário”.
Marta Temido fez o comentário, em declarações aos jornalistas à saída da reunião do Infarmed, que juntou hoje peritos e responsáveis políticos para avaliar a evolução da situação epidemiológica.
Resumindo as conclusões do encontro, a ministra da Saúde referiu que é possível considerar que o País se encontra já numa nova fase da pandemia da Covid-19, apesar de admitir que há ainda muitas incertezas, abrindo a porta à revisão das medidas actualmente em vigor.
Concretamente, referiu uma nova política de testagem, a avaliação dos contextos onde o uso obrigatório de máscara possa vir a cair e a alteração das situações em que é exigida a apresentação do certificado digital.