Em Mira de Aire, cerca de 40% dos alunos estão em casa devido à pandemia, situação que levou a Câmara de Porto de Mós a pedir o encerramento das escolas da freguesia.
Segundo o presidente da Câmara, Jorge Vala, de um total de 428 alunos (do pré-escolar ao secundário), há 165 que se encontram no domicílio, “seja por estarem positivos, seja por se encontrarem em isolamento profilático”, o mesmo acontecendo com 19 professores e oito funcionários.
O autarca adianta que, entre a comunidade escolar, existem “pelos menos 25 casos” de Covid-19, sendo que na freguesia “continuam a surgir, diariamente, novos casos”.
Em declarações ao JORNAL DE Leiria, Jorge Vala defende que “não há condições para que as escolas continuem a funcionar”, revelando que, já na semana passada, pediu às autoridades competentes o confinamento de toda a comunidade escolar. Uma semana depois, “dizem que a situação continuam em avaliação”.
Esta quarta-feira, a Câmara foi informada que a comunidade escolar vai ser testada por iniciativa do Ministério da Educação. Jorge Vala frisa que o Município já tinha disponibilizados teses, há duas semanas, “mas a Autoridade de Saúde não tem recursos humanos para o fazer”.