Das exactas três centenas de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no distrito de Leiria até este domingo, já só 138 permanecem activos. Aos 143 casos confirmados de recuperação há ainda a somar os 19 óbitos a lamentar.
Estatisticamente, há 47,7% de cidadãos curados, 46% de casos que permanecem activos e 6,3% de mortes.
As últimas 24 horas foram particularmente prolíficas no que concerne a recuperações, mais 31 do ontem, com ênfase nos concelhos de Leiria, com mais 18, Pombal, com mais 11, e Alcobaça, com mais dois. Na Batalha já não há qualquer caso activo. Os quatro detectados já recuperaram.
No entanto, também se registaram sete novos casos de infecção, o número mais elevado deste 27 de Abril. Registaram-se em Alcobaça (3), Pombal (2), Porto de Mós (1) e Leiria (1). O número de mortes mantém-se inalterado.
O concelho de Leiria continua na cabeça dos mais afectados, com 78 casos de Covid-19. Segue-se Pombal (65), Alcobaça (37), Caldas da Rainha (31), Alvaiázere (27), Marinha Grande (15) e Peniche (10).
De acordo com os dados da Protecção Civil Distrital, há 19 óbitos a lamentar. O concelho de Pombal tem 10 mortes e Caldas da Rainha três.
Para as restantes seis não são dadas informações, porque os dados estão protegidos pelo dever de confidencialidade da Direcção-Geral da Saúde, já que ocorreram em concelhos onde se verificaram menos de três falecimentos.
A colecta de dados constante neste relatório é da responsabilidade do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria (CDOS), no cumprimento de deliberação da Comissão Distrital de Protecção Civil.
No concelho de Ourém, distrito de Santarém, dos 36 casos confirmados já recuperaram 25. Onze permanecem activos.