De acordo com dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o risco de transmissibilidade (RT), o número médio de casos secundários resultantes de uma pessoa infectada, “subiu ligeiramente” em Portugal, no período entre 3 e 7 de Julho, situando-se em 1.
A região centro apresenta o segundo mais elevado RT com 1,06, só atrás da região norte (1,12), surgindo depois a região de Lisboa e Vale do Tejo (0,98), o Alentejo (0,95) e o Algarve (0,81).
“Este valor nacional (um) indica, mais uma vez, que o número de novos casos a cada geração é aproximadamente constante o que mostra a necessidade de continuar a trabalhar”, considera a ministra da Saúde, Marta Temido, citada pela agência Lusa.
Portugal tem 161 surtos de Covid-19 activos, dos quais 107 na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Na região centro há 10 surtos activos.
Há ainda 27 surtos activos no norte, cinco no Alentejo e 12 no Algarve”, afirmou a ministra, esta sexta-feira, durante a habitual conferência de imprensa de actualização de informações sobre a Covid-19.
A situação epidemiológica do país, adiantou, “permanece marcada pela força do impacto dos números da região de Lisboa e Vale do Tejo, concretamente na zona norte da área metropolitana de Lisboa e em 19 freguesias”, onde se registam mais casos de infectados com o novo coronavírus.
Tendo por base a análise da taxa de incidência dos últimos 14 dias, Marta Temido considerou que “essa evolução mostra uma certa constância, com uma ligeira redução em alguns concelhos e freguesias ou pelo menos com alguma alteração nessa mesma incidência”.
Marta Temido revelou ainda que os boletins epidemiológicos da Direção Geral da Saúde (DGS) sobre a Covid-19 vão ser corrigidos com a inclusão de 207 notificações laboratoriais detectadas a 2 de julho.
Portugal regista mais duas mortes relacionadas com a Covid-19, em relação a quinta-feira, e mais 402 casos de infecção, dos quais 342 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direcção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, o total de mortos desde o início da pandemia é agora de 1.646 e o total de casos confirmados é de 45.679.