Estão desde hoje à venda novas criações em vidro e cerâmica desenvolvidas pela supermodelo alemã Claudia Schiffer para as marcas portuguesas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro.
Cloudy Butterflies, a colecção assinada por Claudia Schiffer, é composta por três peças de vidro artístico (um centro de mesa, uma jarra alta e uma jarra baixa) a produzir pela Vista Alegre, que detém a fábrica Atlantis na zona industrial do Casal da Areia, no concelho de Alcobaça.
Inclui, ainda, 11 peças de cerâmica para a Bordallo Pinheiro, a histórica fábrica de faianças em Caldas da Rainha: uma peça grande de parede, duas peças de parede de menor dimensão menor, um vide poche, um prato de bolos, dois vasos, uma fruteira e duas saladeiras, decoradas com borboletas em diversas cores.
Tanto as peças Vista Alegre como a peça grande de parede e o vaso grande da Bordallo Pinheiro só serão produzidas para cada cliente depois de encomenda em loja ou online.
A parceria entre Claudia Schiffer e as marcas detidas pelo Grupo Visabeira é conhecida desde o ano passado.
A colaboração surge do apreço da supermodelo pela cerâmica artística de Caldas da Rainha, refere um comunicado conjunto de ambas as empresas: “A primeira peça da Bordallo Pinheiro foi-me oferecida, como presente de aniversário, há muitos anos por um casal amigo português, Carlos e Filipa, que me deram uma travessa para queijo com ratos cinzentos. A partir daí, coleccionei quase tudo o que a marca Bordallo Pinheiro fez, confessei-lhes o meu amor e pedi-lhes que dessem vida às minhas ideias”.
“Tendo crescido perto de Rhein, na Alemanha, rodeada pelo campo, inspirei-me muitas vezes na natureza, nomeadamente nas borboletas e nas nuvens. Pensando nisso, quando desenvolvi os vasos de art glass para a Vista Alegre, escolhi cores naturalistas que explorassem muito essa sensação de trazer a natureza para dentro de casa. Para as peças cerâmicas optei por um design mais detalhado e decorativo ao estilo figurativo de Bordallo Pinheiro”, explica Claudia Schiffer, citada na nota de imprensa.
Nuno Barra, administrador da Vista Alegre e da Bordallo Pinheiro, argumenta que a parceria “é um importante contributo para a afirmação internacional das duas marcas portuguesas como referências globais em design”. E dá continuidade a uma estratégia de posicionamento que no passado levou a colaborações com a Christian Lacroix Maison e Oscar de la Renta.