A NOS e a Open – Centro de Incubação de Oportunidades de Negócio, da Marinha Grande, lançaram quinta- feira o desafio à indústria para a criação de soluções de connected devices.
O objectivo, explicou João Moreira, administrador da NOS Comunicações, é que através da plataforma de projectos IoT (iot.nos.pt), empresas e empreendedores possam registar as suas ideias e necessidades, que serão analisadas e desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Design e Hardware na Marinha Grande fixado na Open.
Enquanto player de referência nas áreas de inovação e Internet of Things (IoT) à NOS caberá a gestão do projecto, assegurar as comunicações e certificação IoT, assumindo também a dinamização de todo o ecossistema que interage com a plata- DR forma, explica a NOS. Na prática, especificou João Moreira, “este laboratório vai ser um espaço de encontro entre empresas que queiram ligar as suas coisas, os seus equipamentos, com as competências que existem na academia e as competências industriais que possam desenvolver esses equipamentos”. [LER_MAIS] O objectivo, notou o responsável, “é ter pequenas e grandes empresas, também startups que aqui se instalem [na OPEN], ter tamobilização de estudantes e de docentes nesses projectos, para transformar problemas reais em coisas resolvidos, transformar ideias em oportunidades de negócio”.
A plataforma, desenvolvida em parceria com a Bright Pixel, assume- -se como um espaço colaborativo, com a capacidade para apoiar a indústria nacional. Por sua vez, o laboratório da OPEN é baseado em metodologias ágeis e prototipagem rápida e integra equipamentos de rádio, electrónica e conectividade para acolhimento e apoio integral a projectos no paradigma IoT em fase de experimentação, prova de conceito e estudo de mercado.
Esta iniciativa conta também com a participação da WeADD, que aporta a sua experiência na engenharia, design e inovação de produto, colaborando com a NOS na gestão dos projectos em toda a cadeia de valor.