Vanessa Gordalina não queria acreditar quando, numa recente visita à conta de Instagram da Reebok viu peças de vestuário com a linha desenhada por si quando estagiou no centro criativo da marca em Barcelona.
Teve de ver e rever o vídeo para acreditar. “Chorei de alegria”, confessa a designer gráfica, natural de Leiria, mas radicada naquela cidade espanhola, a partir da qual trabalha agora para a agência WundermanThompson Lisboa para clientes como a Leroy Merlin (Portugal), Vichy, Peugeot, L’Oreal ou LaRoche.
A aventura além-fronteiras de Vanessa Gordalina, formada em Design Gráfico e Multimédia pela Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, começou no final de 2018.
Trabalhava então como freelancer em Lisboa, na área do designer gráfico, quando tropeçou num anúncio da Reebok que pedia candidatos para preencher uma vaga de estágio em Barcelona.
Mandou o currículo “sem qualquer expectativa”. Foi, por isso, com “total surpresa” que dias depois recebeu um telefonema “em espanhol” a perguntarem-lhe se queria participar nos testes para a vaga.
“Nem percebi bem. Só caí em mim e soube que era a sério quando chegou o email com a formalização do convite e a informação mais detalhada. Pediam que criasse um padrão para replicar em vestuário e acessórios. [LER_MAIS]Como, nem nos meus melhores sonhos acreditava que fosse possível, tentei exceder-me na criatividade e no arrojo das propostas que apresentei.”
Vanessa Gordalina acabou por ser a única seleccionada e, em poucos dias, estava a largar a vida “organizada” em Lisboa e a mudar- -se para Barcelona, onde tudo era novo para si.
“Pela primeira vez, comprei um bilhete só de ida. Nunca tinha trabalhado na área da moda, mas decidi arriscar e sair da minha zona de conforto”, conta a jovem criativa, cuja experiência, até àquele momento, se restringia ao design gráfico e editorial, tendo colaborado com o JORNAL DE LEIRIA neste último sector.
Chegou a Barcelona em Novembro de 2018 e em Março seguinte estava a apresentar a colecção que criou para a Reebok. As reacções foram “muito positivas” e recebeu a promessa de que os artigos seriam lançados no mercado.
Em Julho, acabou, no entanto, por terminar a relação contratual com a marca, por “divergências” com o seu coordenador, e abandonou o centro de criação da Reebok, que viria a fechar.
Morria também aí a esperança de Vanessa Gordalina ver no mercado as peças com o design que criou. Pelo menos, era isso que pensava. Até que em Março viu a promoção da colecção, que está a ser comercializada no Brasil.
“Chorei de alegria. Já não tinha qualquer esperança que isso acontecesse”, assume a designer que, após a saída da Reebok trabalhou como senior graphic designer numa start-up (TappWater), que comercializa filtros para as torneiras e filtra água da torneira para água potável.
Passou depois pela agência McCann, trabalhando agora com a WundermanThompsonde Lisboa, para marcas como a Leroy Merlin (Portugal), Social Media Telepizza (Portugal), LaRoche-Posay, Revigrés, Casa Mateus, Vichy, Peugeot, SkinCeuticals e L’oreal.
Em paralelo, tem-se dedicado ao design para moda, tendo, inclusive, criado uma marca própria (ultramilk_collab). Está ainda a tirar um curso de cerâmica e a aprender a fazer tatuagens e tornou-se fã de surf-skate.