A Diocese de Leiria-Fátima lançou uma campanha de angariação de fundos a realizar durante o Natal, “a favor das comunidades cristãs da Terra Santa, com um enfoque especial na paróquia católica da Faixa de Gaza, gravemente afectada pela guerra”.
O desafio foi lançado na última Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa e o Conselho de Vigários Forâneos da Diocese de Leiria-Fátima, decidiu avançar com os peditórios das missas da Solenidade da Epifania do Senhor, nos dias 4 e 5 de Janeiro de 2025, que reverterão integralmente para esta causa.
O presidente da Conferência Episcopal e bispo da Diocese, D. José Ornelas, recordou, durante a abertura da Assembleia Plenária de Novembro, “a gravidade da situação que se vive em Gaza”, refere uma nota de imprensa da Diocese de Leiria-Fátima.
“A situação desastrosa que se vive em Gaza merece especial atenção e solidariedade”, afirmou, sublinhando a necessidade urgente de libertação de todos os reféns e de respeito pelas populações, que estão a ser tratadas em flagrante violação dos princípios e acordos internacionais, resultando numa tragédia humana com dezenas de milhares de mortos, entre os quais uma grande parte são mulheres e crianças.
José Ornelas questionou se é possível “ser um ser humano e esquecer esta brutalidade?” e apelou a uma mobilização de todos para este acto de solidariedade.
Esta campanha surge como um sinal de apoio e fraternidade para com as vítimas da violência e da guerra, especialmente os cristãos da região, que enfrentam condições extremas, lê-se ainda no comunicado.