Um disco de travão é, normalmente, um disco de ferro ou composto de carbono, se for de alto desempenho, estando preso à suspensão do carro e envolvido por uma pinça que, por dentro, aloja as pastilhas de travagem.
O atrito entre o disco e as pastilhas é o que, efectivamente, pára o veículo. O travão de disco tem muitas vantagens sobre um sistema com tambor, pois dissipa o calor mais rapidamente e, consequentemente, fornece uma força de paragem forte e constante.
Os carros mais novos possuem uma luz no painel de instrumentos que acende quando os discos estão muito gastos, indicando a necessidade de troca. No entanto, é recomendável proceder à sua revisão ocasionalmente, especialmente ao chegar aos 25.000 quilómetros percorridos.
Quando trocar os discos de travão
– Verifique os discos e veja se têm a espessura obrigatória. Ao lado, aparece o quanto devem medir se estiverem em bom estado. Se o nível de espessura for igual ou inferior ao que está inscrito, devem ser substituídos. Essas informações também podem ser encontradas no manual do veículo.
– Há momentos onde os discos ficam riscados e isso também é um motivo para trocá-los (independentemente de a espessura ser boa). Este estado é fácil de perceber, já que um estranho ruído de travagem é frequentemente ouvido quando os discos estão arranhados.
– Os discos também podem deformar e entortar devido ao sobreaquecimento. Perceberá isso porque, quando os discos estão deformados, uma pequena vibração é sentida na roda durante a travagem. Se os discos apresentarem essa anomalia, deve substituí-los.
– Verifique os discos regularmente, pois se eles mudarem de cor, para um tom azulado, também devido ao sobrequecimento, eles devem ser substituídos imediatamente.
– Quando os discos estão enferrujados, tendem a rachar. Isto não é tão comum, embora seja em si um motivo urgente de mudança.
Como substituir
Para substituir os discos de travão, remova a roda, desaperte os parafusos do suporte da pinça e aperte a pinça. Se necessário, remova as inserções e afrouxe as braçadeiras do disco e, em seguida, remova o disco.
Ao substituir os componentes do eixo traseiro, desactive o travão-de-mão e solte as pastilhas, caso contrário será impossível remover o disco. Após a instalação, monte a nova peça e toda a unidade na ordem inversa. Os componentes devem ser substituídos em pares em cada eixo.