O Plano Operacional do Distrito de Leiria (PLANOP), no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais vai contar com 82 equipas, num total de 501 operacionais (todas as forças) e 112 veículos no período mais crítico.
O anúncio foi feito ontem durante a apresentação do PLANOP, onde foi ainda revelado que, em 2016, no distrito de Leiria arderam, 1198 hectares, um “número abaixo da média dos últimos dez anos”, salientou o comandante distrital Sérgio Gomes.
Também as 587 ocorrências registadas ficaram abaixo das últimas estatísticas, informou, ao considerar que os resultados têm sido “excepcionais”. Sérgio Gomes alertou, no entanto, para a falta de máquinas de rasto, uma mais-valia no combate aos incêndios.
“O dispositivo que está consolidado e devidamente estabilizado não cresceu em quantidade, mas em qualidade. Só todos conseguiremos atingir o grande objetivo a que nos vamos propor”, sublinhou Sérgio Gomes.
Chegar ao fim com “zero mortes” é um dos principais objectivos, acrescentou o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que destacou a importância das forças armadas e dos presidentes de junta no dispositivo nacional.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.