Estão atribuídos os Estatutos Inovadora Cotec de 2022.
São 653 as empresas que, “pela qualidade da sua liderança, gestão e desempenho, constituem um exemplo para o País”.
Entre elas estão 51 do distrito de Leiria, o que faz deste território o quinto com maior número de empresas distinguidas, a seguir ao Porto (161), a Lisboa (131), a Aveiro (111) e a Braga (89).
No concelho de Alcobaça foram duas as empresas que obtiveram o estatuto este ano: Frumolde e Jomazé. Segundo dados disponíveis no site da iniciativa, empregavam no conjunto, em 2020, 71 trabalhadores e facturaram quatro milhões de euros.
Ansião tem uma empresa com o estatuto este ano. Trata-se da Bockmuehl, com 17 trabalhadores e um volume de negócios de 952 mil euros em 2020.
Da Batalha, são Inovadoras Cotec a Erofio Moldes, a Erofio Atlântico, a Marfilpe e a Simplastic. No ano a que reportam os dados analisados, empregaram um total de 406 trabalhadores e obtiveram um volume de negócios de quase 32 milhões de euros.
Leiria é o concelho sede do maior número de empresas que este ano conseguiram o estatuto: 17. São elas ASF Tooling, Cadsolid, DRT Rapid, Espaço Libris, Faria e Morouço, IMV Metalomecânica, Incentea, Isicom Tec, PMM Moldes, PRF Gás, Tecnologia e Construção, Sociedade Industrial de Britagem, Sival Gessos, Sofitec, Teclena, Tecmic, Tecnocanto e Vera Navis.
No seu conjunto, deram trabalho a 888 pessoas em 2020 e facturaram 88,7 milhões de euros.
Na Marinha Grande estão sediadas 13 empresas que obtiveram o estatuto: Carfi, Distrim2, HRV Equipamentos de Processo, Icebel, Intermolde, PCTS Intelligent Spaces, Plasdan, Ribermold, Tecnifreza, Teracad, Vidrimolde, Weadd e Yudo. Facturaram em 2020 um total de 86 milhões de euros e deram trabalho a 816 pessoas.
De Óbidos são três as empresas: Bakermix, Barros e Moreira e Janela Digital. Empregavam 238 pessoas em 2020 e facturaram 20,4 milhões de euros.
Artebel, Bioadvance, Dikamar, Egeo Solventes e Optilink são as Inovadoras Cotec de Pombal. Com 274 trabalhadores em 2020, conseguiram nesse ano, no seu conjunto, um volume de negócios de 37,5 milhões de euros.
São seis as empresas de Porto de Mós que este ano foram distinguidas com o estatuto: Cabopol, Deartis, Manulena, Revesperfil, Sirplaste e Rosários 4. Tinham 435 trabalhadores em 2020, ano em que facturaram 112 milhões de euros.
O estatuto Inovadora Cotec é atribuído anualmente em reconhecimento às empresas que aliam elevados padrões de estabilidade financeira, eficiência operacional com potencial de inovação tecnológica de modo a gerar crescimento robusto, rentável e recorrente.
“O elevado dinamismo económico das Inovadoras traduz-se por crescimento do negócio, em média, de 20%, realizado através da internacionalização e exportações, que representam em média 41% do volume de negócios”, sublinha a Cotec.
As 653 empresas distinguidas empregavam em 2020 um total de 80.183 pessoas e registaram um volume de negócios de 10 mil milhões de euros. As exportações ascenderam a 4,1 mil milhões e os investimentos em I&D a 626 milhões de euros.