Com o início da temporada 2011/12 chegaram ao fim as equipas seniores de basquetebol feminino no distrito de Leiria. Já tinha sido realizado o sorteio das competições quando o Núcleo do Desporto Amador de Pombal, o único emblema que representava a região nesse escalão etário, se viu forçado a desistir.
A razão? Muitas das atletas foram estudar para fora, outras tiveram alterações significativas da situação profissional, pelo que o compromisso com o treino e com o jogo estava condenado.
Seis anos depois daquela “difícil” decisão, está garantido, surge o regresso. Neste hiato nenhum outro emblema do distrito avançou com um projecto semelhante, o que prova a dificuldade da tarefa. No entanto, dentro das quatro paredes do Núcleo, esta iniciativa é considerada premente e as razões são essencialmente duas.
“Para podermos dar continuidade ao nosso processo de formação, que tão bons resultados a nível distrital e nacional tem tido e, por outro lado, porque várias ex-atletas que saíram de Pombal para prosseguir a carreira académica, regressaram à cidade, já estão a trabalhar e manifestaram esse interesse”, explica Celso Casinha, que é o treinador da equipa, função que acumula, entre outras, com a de coordenador geral do clube.
O Núcleo vai disputar a denominada 2.ª Divisão que, no fundo, representa o terceiro e último escalão do basquetebol feminino em Portugal. O campeonato terá início a 14 de Outubro, mas a época começou a ser preparada com calma, em Maio, até para incutir ritmos de treino a atletas que, entretanto, tinham perdido andamento.
“Algumas jogadoras tiveram a oportunidade de continuar a jogar noutros clubes, como Benfica, Torres Novas, Olivais ou Illiabum, mas outras já estavam sem jogar há algumas épocas e estão a encarar o desafio com muito entusiasmo.”
Pelo menos para já, esta equipa irá jogar tendo como objectivo principal “fidelizar” atletas e, assim, tudo fazer para manter este projecto activo “por muitos anos”. Essa sim, a grande meta desta temporada.
“Nesta primeira época de reactivação não queremos pensar muito em classificações”, explica Celso Casinha, que é, também, director técnico regional da Associação de Basquetebol de Leiria desde 2014/15.
[LER_MAIS] Provas dadas
Na verdade, o emblema tem um longo historial de resultados nos escalões de formação e o regresso, seis anos depois, ao basquetebol sénior acaba por ser o corolário lógico do trabalho feito com a criançada. O Núcleo conquistou dois campeonatos nacionais de sub-16, em 1996 e 2014, e quatro Taças Nacionais, duas em sub-16, em 2003 e 2013, e outras tantas em sub-19, em 2001 e 2011.
Além disso, já venceu nada menos do que 49 campeonatos distritais. Mais: Beatriz Jordão e Beatriz Alves chegaram a atletas internacionais envergando o azul do Núcleo e há sete épocas consecutivas que o clube tem basquetebolistas convocadas para estágios de observação da selecção nacional.
Por norma, o Núcleo domina por completo os “pouco disputados” campeonatos distritais, o que coloca “problemas” na altura de disputar as provas de âmbito nacional. Talvez por isso, Celso Casinha sentiu que era importante dar mais um estímulo às miúdas. “Queremos que as nossas atletas mais novas olhem para a equipa sénior como um exemplo.”