Desde o início da pandemia de Covid19 até ao final de Maio, o valor das operações efectuadas no distrito de Leiria com cartões multibanco ascende a 715,1 milhões de euros, uma quebra de 20,5% (menos 184,4 milhões de euros) do que em igual período do ano passado.
Os dados são da SIBS, empresa que gere a rede multibanco, e revelam que a maior parte daquele montante foi gasto em compras em super e hipermercados. Os 147,7 milhões de euros destinados a compras nestes espaços entre Março e Maio (ainda não há dados para Junho) deste ano representam um crescimento de 20% face a igual período de 2019.
Quase 25 milhões de euros foram gastos em gasolineiras (menos 30%) e as aquisições em restaurantes/serviços de catering totalizaram 14,8 milhões, uma quebra de 63% face aos 40 milhões do ano passado.
Também nas compras de telecomunicações houve uma quebra, neste caso de 12%, tendo sido gastos 23,1 milhões entre Março e Maio deste ano.
Pelo contrário, subiu em 11% o valor das aquisições de tecnologia, cultura e entretenimento, que ascendeu a 15,3 milhões de euros, o mesmo montante que foi gasto em material de construção e bricolage (mais 5%).
[LER_MAIS] Dos 715,1 milhões de euros gastos na rede multibanco no distrito durante os três meses em análise, a maior parte foi no concelho de Leiria (quase 223 milhões de euros). Seguiu-se Caldas da Rainha (94,7 milhões), Alcobaça (85,4), Pombal (73,7) e Marinha Grande (56,3 milhões de euros).
Os mesmos concelhos, e pela mesma ordem, integravam o top five dos gastos no mesmo período do ano passado, quando o valor das operações atingiu os 297 milhões em Leiria, 122,3 em Caldas, 99,7 milhões em Alcobaça, 89,6 em Pombal e 68 milhões na Marinha Grande.
A SIBS divulgou na semana passada um conjunto de indicadores para dar a conhecer os impactos da pandemia no consumo nas últimas semanas. No distrito de Leiria, segundo dados da SIBS Analytics, de 8 a 14 de Junho (sexta semana de desconfinamento) a frequência de consumo estava “exactamente ao nível registado antes do aparecimento do primeiro caso de Covid-19 em Portugal”.
No distrito “tem-se verificado uma evolução positiva da frequência de compras físicas na rede multibanco sendo que, na semana em análise, registaram-se novamente os 100 pontos base – partindo de uma base de index 100, na qual 100 é equivalente à média diária do número de compras antes de ser registado o primeiro caso de infeção”.
Segundo a empresa, “é a quarta semana consecutiva de aumento das compras em loja, depois de o consumo na região ter caído para metade em pleno estado de emergência e no período de maior confinamento dos portugueses”.
Quando comparado ao resto do país, “o distrito de Leiria registou, ao longo dos últimos meses, uma frequência de compra em loja ligeiramente acima da média nacional, demarcando-se ainda mais na última semana, em que registou 16 pontos base acima da média do país”.
Quanto ao peso da utilização do MB Way nas compras físicas no distrito de Leiria, o crescimento registado nas últimas semanas “foi muito expressivo: mais do que triplicou, comparativamente ao período anterior à pandemia”, sendo o nosso “um dos distritos onde a utilização deste serviço mais cresceu nos últimos meses”.
Quanto aos levantamentos nas máquinas automáticas, a média das operações continua abaixo do período pré-Covid (16 pontos base abaixo), mas acima da média nacional, com cinco pontos de diferença. Foi durante o estado de emergência que o número médio de levantamentos na região atingiu o nível mais baixo, chegando a cair para perto de um terço.