A edição deste ano do Galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI premiou 31 freguesias do distrito, sendo que Ourém, que pertence a Santarém, registou duas distinções.
Pombal foi o concelho do distrito com mais freguesias galardoadas, com um total de 12. Apenas a União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze não foi distinguida. No País, só Guimarães obteve um número superior a Pombal.
No concelho de Leiria foram oito as freguesias que receberam o galardão, que visa divulgar e distinguir as autarquias com as melhores práticas de sustentabilidade, “não só ambiental, mas também sócio-económica e cultural nos últimos dois anos”.
Em Caldas da Rainha, irão hastear o Galardão Verde Eco-Freguesias XXI as seguintes freguesias: A-dos-Francos; Alvorninha; Caldas da Rainha, Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório; Nadadouro e Vinhais.
As freguesias de Marinha Grande e Vieira de Leiria também foram distinguidas, assim como Nazaré, Atouguia da Baleia (Peniche); Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa (Óbidos); Serro Ventoso (Porto de Mós); Nossa Senhora da Piedade e Rio de Couros e Casal dos Bernardos (Ourém).
A entrega dos galardões decorreu, na quinta-feira, numa cerimónia realizada em Miranda do Corvo. A nível nacional foram entregues 131 bandeiras verdes, numa edição em que participaram 221 freguesias, mais 63 por cento do que em 2021. Braga e Leiria surgem no topo dos distritos com mais candidaturas formalizadas.