Os números apurados pelo JORNAL DE LEIRIA dãoa vitória à coligação Portugal à Frente (PàF), do PSD/CDS-PP, nestas eleições legislativas.
O PàF elegeu seis deputados, o PS 3 e o Bloco de Esquerda (BE) um. A coligação PSD/CDS-PP arrecadou a maioria dos votos, para mais quatro anos, nos seguintes concelhos: Alvaiázere, Ansião Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Pedrógão Grande, Peniche e Porto de Mós.
O PS, cuja lista para o distrito é liderada por Margarida Marques, venceu apenas em Castanheira de Pera, Marinha Grande e Nazaré.
O PSD/CDS-PP obteve 48,42% dos votos, seguido do PS com 24,81%, sugindo o BE em terceiro lugar com 9,66%. A CDU alcançou o quarto lugar nesta votação, com 5,11%.
Reacções
"Uma maioria estrondosa", foi assim que Teresa Morais, cabeça de lista da PàF, caracterizou o resultado obtido no distrito, atribuindo o sucesso da coligação pela "maneira harmoniosa como decorreu a campanha do Portugal à Frente."
Já a socialista Margarida Marques disse estar “desiludida” e que esperava que “os resultados fossem melhores” para o PS. “O País precisava de um resultado diferente”, sublinhou.
O Bloco de Esquerda foi um dos vencedores da noite ao conseguir eleger um deputado (Heitor de Sousa) pelo distrito, acabando com uma ausência do BE no Parlamento que dura já há quatro anos e meio. O bloquista considerou o resultado "espectacular".
P { margin-bottom: 0.21cm; }
"Foi o cumprimento dos objectivos a que nos propusemos atingir, que era recuperar voz na Assembleia da República. Foi uma grande satisfação verificar que o trabalho de campanha que fizemos acaba por ser recompensado, embora não possamos esquecer que houve aqui um resultado nacional muito relevante, que nós acompanhámos o melhor que pudemos e soubemos."
As notícias sobre as eleições legislativas estarão em actualização em www.jornaldeleiria.pt