A equipa que acompanha Rui Fonseca-Pinto na direcção da Escola Superior de Saúde de Leiria do Politécnico de Leiria está completa. Além de Maria dos Anjos Dixie, que transita do mandato anterior, o director reeleito em Dezembro escolheu ainda Inês Lopes e Hugo Duarte para sub-directores.
A cerimónia de início de funções decorreu esta sexta-feira.
Inês Lopes fica responsável pela área da Comunicação, Qualidade e Extensão Académica e Hugo Duarte assume a pasta dos Recursos Laboratoriais e Campus 5.
Maria dos Anjos Dixe é a sub-directora para a área da Gestão Académica e Estágios.
Rui Fonseca-Pinto foi reeleito, por maioria absoluta dos votos dos membros do Conselho de Representantes, com oito votos.
O director tomou posse em Março, quando defendeu que na formação académica em ciências da saúde seja integrado um hospital Escola de referência.
“Acredito que a actual reorganização do SNS [Serviço Nacional de Saúde] é uma boa oportunidade para que possamos ter um modelo que mantém a formação dos profissionais de saúde sob responsabilidade da academia, mas que permite que na formação académica em ciências da saúde seja integrado um hospital escola de referência, para cada instituição de ensino superior”, defendeu Rui Fonseca-Pinto, durante a cerimónia de tomada de posse como director da ESSLei.
Rui Fonseca-Pinto explicou que este modelo “procura integrar de forma activa os profissionais de saúde na formação das novas gerações, traz para os ambientes de prestação de cuidados uma partilha de responsabilidade formativa, e é também um caminho no sentido da valorização dos profissionais de saúde e do SNS”.
Inês Lopes é licenciada em Terapia da Fala, mestre em Supervisão Clínica e Gestão de Recursos e doutorada em Gestão.
É docente na área da Terapia da Fala e gestão em saúde e exerce a prática clínica em instituições públicas e privadas, com intervenção terapêutica com crianças e adultos com patologia neurológica adquirida.
Tem participado em projectos de investigação, comunicações em eventos científicos, publicações em revistas científicas, educadora clínica e orientadora de trabalhos académicos e científicos.