De concepção digital e de 60/30KV (quilovolt), a nova subestação do Louriçal, no concelho de Pombal, incorpora soluções tecnológicas de última geração, estando equipada com o mais moderno sistema de protecção, comando e controlo.
A infra-estrutura, que foi inaugurada na terça-feira, teve um investimento de 4,5 milhões de euros da EDP Distribuição e vai melhorar a qualidade de fornecimento de electricidade na região.
"Este é um projecto de vanguarda em várias frentes. É multidisciplinar, ambientalmente integrado e qualificado. Está preparado para este tempo das redes inteligentes, onde a EDP Distribuição tem um projecto bastante avançado", afirmou o presidente da EDP Distribuição, João Torres, salientando que se está perante “uma instalação do que há de mais moderno em todo o mundo".
João Torres acrescentou que se trata de um investimento "que procura corrigir o que são as assimetrias no que se refere ao abastecimento da qualidade da energia eléctrica em todo o território", numa zona onde os valores "preocupavam todos".
Este equipamento dotou o concelho de Pombal de uma qualidade de serviço "acima da média nacional", disse o presidente da EDP Distribuição, explicando que as subestações são "elementos fundamentais na rede, porque significam o "reforço" desta.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.