Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, é o mandatário da candidatura de Pedro Nuno Santos nas eleições internas do PS, marcadas para os dias 15 e 16 de Dezembro. Já há duas semanas, tinha sido conhecido o mandatário de José Luís Carneiro, que será António Sales, deputado à Assembleia da República, enquanto do lado de Daniel Adrião ainda não foi divulgado o nome.
Frisando que tanto Pedro Nuno Santos como José Luís Carneiro “são dois excelentes candidatos”, Gonçalo Lopes justifica o apoio ao primeiro pela sua “experiência governativa” e por “ser um negociador nato, com ideologia bem marcada”.
“Neste momento tão difícil do País pode desempenhar um bom papel como primeiro-ministro”, diz o autarca socialista, que destaca o “suporte” do antigo ministro “a um estilo de governação assente em alianças”, que “provavelmente irá acontecer depois das eleições” de Março. “É uma mais-valia muito grande termos uma pessoa com este perfil”, defende.
Presidente da concelhia de Leiria, a maior no distrito, Anabela Graça também apoia Pedro Nuno Santos. “É um político experiente, com conhecimento sólido das questões económicas e sociais do País, que tem demonstrado capacidade de execução e liderança para implementar reformas importantes”, alega a socialista, que destaca ainda a “capacidade de diálogo” e de “construir consenso” que identifica no candidato.
Pedro Nuno Santos conta com o apoio de três dos cinco deputados eleitos por Leiria – Sara Velez, Salvador Formiga e Jorge Gabriel Martins -, e dos presidentes de câmara de Figueiró dos Vinhos, Nazaré e Castanheira de Pera, respectivamente, Jorge Abreu, Walter Chicharro e António Henriques.
Já Ricardo Fernandes e António José Domingues, presidentes dos municípios do Bombarral e de Ansião, estão com José Luís Carneiro. Este concorrente à liderança do PS beneficia ainda do apoio de Acácio de Sousa e de José Alves, ambos de Leiria, de Paulo Vicente e de Teresa Coelho, da Marinha Grande, e de António José Henriques, Alcobaça, segundo apurou o JORNAL DE LEIRIA junto de fonte da candidatura.
Antigo governador civil e ex-deputado, José Miguel Medeiros é também apoiante de José Luís Carneiro. “Revelou sempre uma grande capacidade de liderar pelo exemplo. Se dúvidas houvesse, a sua candidatura a secretário-geral do PS tem sido a melhor prova de que está à altura das necessidades do PS e das exigências do País”, diz o socialista. E acrescenta: “É o homem certo neste momento difícil para o PS e para o País.