A lixeira a céu aberto que há anos crescia junto à rua Principal, no Campo Amarelo, em Pousos, Leiria, foi eliminada.
Nos últimos dias, o Município de Leiria, com o apoio de várias entidades, procedeu à remoção de 37 toneladas de resíduos, que foram encaminhadas para a Resilei, informa a vereadora do Ambiente, Ana Esperança.
A limpeza aconteceu cerca um mês depois de o JORNAL DE LEIRIA ter dado eco das preocupações da população, que temia, sobretudo, pelo risco de incêndio, uma vez que a lixeira se encontrava numa zona de pinhal.
O presidente da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreia e Cortes, José Cunha, descrevia a situação como “um barril de pólvora”
A vereadora garante que o local será agora “vigiado” para evitar uma nova acumulação de resíduos.
“É lamentável que este tipo de situações continuem a ocorrer. A acção que desenvolvemos não devia ser necessária”, alega Ana Esperança.
De acordo com informação prestada há cerca de um mês ao JORNAL DE LEIRIA, a Câmara já tinha feito várias diligências para tentar resolver o problema, que esbarravam na “complexidade do processo” e à dificuldade de “identificação dos proprietários”.
A solução passou por a Câmara “substituir quem devia fazer a remoção dos resíduos”, como forma de “protecção da saúde pública” e de reduzir o risco de incêndio.