Carlos de Matos, empresário de Leiria que desenvolve actividade em França desde a década de 1970, através do grupo Saint Germain, prepara-se agora para levar a cabo os seus dois maiores projectos imobiliários em Portugal. Um é no concelho do Barreiro, outro em Monte Gordo. O investimento global ronda os 90 milhões de euros.
No Barreiro, a Saint Germain vai reabilitar a Quinta Braamcamp, depois de ter ganho o concurso público lançado pelo município. Está previsto um investimento de 50 milhões de euros numa zona ribeirinha com 21.064 hectares. O projecto contempla a construção de 185 fogos, de uma residencial e de um hotel com cerca de 100 quartos, explicou Carlos de Matos ao JORNAL DE LEIRIA.
Haverá também um restaurante, resultado da recuperação de um moinho abandonado, e será feita a reabilitação da antiga doca. A ideia do empresário de Leiria é criar circuitos com pequenos barcos (até 12 pessoas) que liguem as margens do Tejo, para aliviar a pressão sobre o trânsito, por um lado, e para dinamizar a zona ribeirinha, por outro. “O Tejo tem imenso potencial, mas não tem sido aproveitado”.
O projecto contempla também vários outros equipamentos e muito espaço verde, que ocupará cerca de 80% da área total da Quinta Braamcamp, diz Carlos de Matos. O caderno de encargos prevê a “criação de uma grande área de lazer e convívio, com os respectivos equipamentos, em ligação com o centro da cidade”.
[LER_MAIS] Entre outros, estipula a instalação de circuito de manutenção, de parque de merendas, de parque infantil/juvenil, que deverá ter parede de escalada e “half-pipe” para skate e bicicletas e dois campos para a prática de street Basket, e de uma torre de observação destinada à contemplação da paisagem da frente ribeirinha, estuário e fauna local.
Apesar da existência de uma providência cautelar contra a reabilitação, Carlos de Matos conta que os projectos sejam entregues nos serviços da Câmara do Barreiro dentro de um máximo de três meses. E garante estar disponível para dialogar com os proponentes da providência, no sentido de analisar possíveis sugestões.
Durante a construção do empreendimento serão criados 300 postos de trabalho. Depois, assegurará uma centena de empregos permanentes, para garantir o funcionamento do hotel, da residencial e do restaurante e a manutenção dos espaços verdes.
Em Monte Gordo, no Algarve, o empresário leiriense vai edificar o empreendimento Vasco da Gama, com 200 apartamentos, de tipologias que vão do T1 ao T4. O investimento total situa-se próximo dos 40 milhões de euros e durante a fase de construção criará 200 empregos.
Tal como no caso do empreendimento do Barreiro, o objectivo é que a construção possa iniciar-se em Setembro do ano que vem e que seja concluída num máximo de três anos. Mas o empresário reconhece que a burocracia existente em Portugal poderá comprometer estes timings.