Portugal é este ano o país parceiro da Hannover Messe, feira que começou ontem nesta cidade alemã, com a “maior participação de sempre de empresas portuguesas.
Segundo informação da Aicep Portugal Global, Portugal leva à Alemanha 109 empresas que vão apresentar soluções inovadoras em vários domínios.
Entre elas estão várias dos concelhos de Leiria e Marinha Grande: EST Serviços Técnicos, Doitlean, PMM Moldes, PRF Gas Solutions, Stream Consulting, Bollinghaus Steel e Iberomoldes.
Sob o mote Portugal Makes Sense, o país dá a conhecer os clusters de Engineered Parts & Solutions, Energy Solutions, Digital Ecosystems & Automation, Motion & Drives.
“A presença de Portugal nesta feira é fundamental para apresentar as vantagens competitivas do País e atrair investimento industrial, tecnológico e produtivo, mostrando que ‘Portugal faz sentido’ para investir, desenvolver parcerias industriais, e inovar”, frisa a Aicep.
“Portugal vai destacar o que de melhor se faz na indústria portuguesa, apresentando produtos e soluções com tecnologia inovadora particularmente nas áreas do Hidrogénio Verde, Smart Cities, Smart Materials, Smart Manufacturing, IoT industrial, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada”.
O nosso país “é um parceiro importante da indústria alemã e um país onde as empresas alemãs encontram talento, inovação, qualidade e fiabilidade”, frisa aquele organismo.
“As mais de 550 empresas alemãs que já operam com sucesso em Portugal sabem-no. Queremos agora transmitir esta mensagem a um público mais vasto, especialmente ao Mittelstand alemão”, afirma o presidente da Aicep, Luís Castro Henriques, citado em nota à imprensa.
A Alemanha “é um parceiro económico importante para Portugal”, e para o distrito de Leiria. É o terceiro maior cliente de bens portugueses e de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2021 Portugal exportou mercadorias para a Alemanha no valor de 6,9 mil milhões de euros, mais 9,7% do que em 2020.
Mas as importações somaram 10 mil milhões de euros, um aumento de 13,4% em relação a 2020, e a balança comercial de bens é rentável para a Alemanha por 3,3 mil milhões de euros.
Já a balança comercial de serviços é favorável para Portugal, com as exportações a atingir 2,8 mil milhões de euros em 2021 e as importações da Alemanha a totalizarem 1,2 mil milhões de euros.