“Por mais inacreditável que possa parecer, estamos nomeados para os Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema!” [pub-by-id pubid=’220′ f=’2′]Foi assim que Bruno Carnide, realizador de Leiria, reagiu à notícia de que o seu filme Equinox havia sido nomeado para os Prémio Sophia, os “Óscares” da Academia Portuguesa de Cinema.
Foi informado ontem, terça-feira, por um amigo que pertence à Academia, mas, assegura, não estava à espera. “Sabia, porém, que haveria uma possibilidade, pois já me tinha dito que o filme estava pré-nomeado”.
O realizador sublinha que a concorrência, este ano, é muito forte.
“Olhando para os outros nomeados, salta à vista o filme da Regina Pessoa, que chegou à shortlist dos Óscares 2020, que ganhou tudo o que havia para ganhar em termos de prémios internacionais para a Animação e foi nomeado para o prémio do melhor curta europeia do próximo ano.”
Bruno Carnide sente-se, por isso, feliz por o seu Equinox, lançado no início de 2019, se ter juntado aos nomes em competição.
O realizador espera estrear uma nova curta de animação, já concluída, dentro de alguns meses e tem outros projectos em mãos, entre eles um filme de ficção em Super 8.
“Neste momento, estou mais focado em voltar a explorar o mundo da Animação, disciplina onde não trabalhava há cerca de dez anos”. Refere que, pelo facto de estar a viver em Leiria, longe dos meios que se encontram em sítios como Lisboa, a Animação é mais fácil de trabalhar.
Nos próximos três anos, tem como meta estrear anualmente um novo filme.
“Muito obrigado a todos os que acreditaram neste filme, principalmente à Cátia Biscaia, ao Carlos Salvador, ao Miguel Samarão e ao Eduardo M Escribano Solera, da MAILUKI FILMS, S.L., sem vós não haveria filme. Estamos muito felizes, obrigado Academia!”, diz Carnide.
A cerimónia de atribuição dos Prémios Sophia acontece no dia 22 de Março com transmissão na RTP2.