A Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, na Maceira, no concelho de Leiria, foi a 6.ª melhor escola pública a nível nacional, segundo o ranking dos exames do ensino secundário, elaborado pelo jornal Público em parceria com a Católica Porto Business School.
Numa avaliação com ambas as tipologias de estabelecimentos de ensino – público e privado –, publicada hoje, a Henrique Sommer ocupa o 49.º posto, a nível nacional.
Em 2023, entre as públicas, foi a 11.ª, e, no ano anterior, foi a melhor a nível nacional.
Pelo terceiro ano consecutivo, também lidera a lista a nível distrital, apresentando uma média de 13,46 valores, acima dos 12,93 do ano passado, e acima, também dos 11,78 da média distrital (+1,68 valores).
São números acima da média nacional que o director do agrupamento, Jorge Bajouco, diz serem um “reconhecimento da valiosa equipa” que tem na Maceira, e da comunidade escolar com quem a escola trabalha.
“A posição não sendo importante, não deixa de ser importante”, reconhece, mas lembra que “uma escola é muito mais do que estes resultados”, especialmente, porque a Maceira pretende ser “um estabelecimento de ensino inclusivo e de integração de imigrantes”, com todas as questões associadas.
Sublinhando que a boa classificação tem sido obtida há vários anos tendo já um carácter “sistemático e de sustentabilidade”, Jorge Bajouco faz uso de uma citação de uma colega para enquadrar a posição na tabela das melhores escolas a nível nacional: “a verdadeira medida do sucesso é conseguir sustentar ao longo dos anos, o que, de facto e de forma reiterada, temos conseguido”.
A Escola Básica e Secundária Henrique Sommer conta com cerca de 200 alunos do ensino secundário inscritos.
Em segundo lugar, entre as melhores escolas do distrito, a Escola Secundária Raul Proença, de Caldas da Rainha, ocupa o 69.º posto nacional em ambas as tipologias, e é a 21.ª entre os estabelecimentos pública de ensino.
O terceiro posto vai para a Escola Secundária Domingos Sequeira, de Leiria, que é 71.º a nível nacional, mas 23.º, se apenas considerarmos o ensino público.
Na lista elaborada pelo jornal Público e pela Católica Porto Business School, o primeiro estabelecimento de ensino privado do distrito a aparecer, a nível nacional, está na 124.ª posição e é o Colégio João de Barros, de Meirinhas, no concelho de Pombal, que, com 12,50 valores de média, é o 5.º melhor no distrito de Leiria.
O segundo é do mesmo município e trata-se do Instituto D. João V, do Louriçal, na 327.ª posição (14.ª no distrito), com média de 11,49 valores.
O terceiro é o Colégio Rainha D. Leonor, de Caldas da Rainha, no 349.º posto, e 16.º no distrito de Leiria, com média de 11,43 valores.
No concelho de Ourém, já no distrito de Santarém, a melhor escola do secundário é uma privada.
Trata-se do Centro de Estudos de Fátima, na 138.º posição nacional (12,42 de média).
O CEF é também a segunda melhor escola do distrito de Santarém.