O Município de Leiria vai disponibilizar cerca de 140 bicicletas eléctricas às escolas secundárias da cidade (incluindo a profissional), prevendo-se que o projecto arranque no próximo ano.
Segundo a Câmara, a medida tem “um duplo objectivo”.
Por um lado, o de consciencializar a população mais jovem para a necessidade de adoptar hábitos de mobilidade mais sustentáveis e, por outro, funcionar como experiência- piloto para o futuro sistema municipal de bike sharing.
A Autarquia adianta ao JORNAL DE LEIRIA que o programa funcionará “em moldes semelhantes ao U-Bike”, do Politécnico de Leiria, através do empréstimo temporário de bicicletas aos alunos e professores que se inscreverem como beneficiários do projecto, cuja concretização deverá contar com apoio de fundos comunitários, estando a ser preparada uma candidatura nesse sentido.
O projecto abrangerá as escolas secundárias Francisco Rodrigues Lobo, Domingos Sequeira e Afonso Lopes Vieira, que receberão, cada uma, cerca de 40 bicicletas, e a Profissional de Leiria, que será contemplada com 20 viaturas.
[LER_MAIS]Está também prevista a colocação de postos de carregamento junto às escolas e em alguns pontos da cidade, assim como o desenvolvimento de uma aplicação associado ao sistema de partilha de bicicletas.
Se o projecto resultar, a Câmara admite alargá-lo a outros públicos além do estudantil.
“Essa possibilidade será avaliada”, adianta a Autarquia.
Actualmente, o concelho de Leiria tem cerca de 18 quilómetros de ciclovias, que incluem os 11.790 metros da designada estrada atlântica. Em projecto ou em execução estão mais 37 quilómetros.