O VI Encontro Internacional de Abadias Cistercienses, com o tema “A claustro ad mundum. Gerir Sítios Cistercienses na Era da Mundialização”, começa esta sexta-feira, 22 de Novembro, às 10 horas, na ala sul do Mosteiro de Alcobaça.
Está anunciada a presença da secretária de Estado da Cultura, Lurdes Craveiro, e do presidente da Museus e Monumentos de Portugal, Alexandre Nobre Pais.
O encontro internacional acontece nos dias 22 e 23 de Novembro, sexta e sábado, e é promovido pela Museus e Monumentos de Portugal e pelo Mosteiro de Alcobaça com a parceria da European Network of Cistercian Heritage e dos municípios de Alcobaça e Odivelas.
“Desde a sua primeira edição (2016), este encontro tem sido um fórum sobre práticas de gestão de sítios cistercienses (com ou sem comunidade religiosa), envolvendo gestores provenientes de vários países europeus”, comenta a directora do Mosteiro de Alcobaça, Ana Pagará, numa nota de divulgação. “Tem como objectivos a partilha de boas práticas, a discussão sobre os problemas que se colocam ao processo de gestão e a criação de parcerias para o desenvolvimento de projectos conjuntos dedicados ao estudo, conservação, divulgação e promoção do património cisterciense europeu”.
A European Network of Cistercian Heritage é um projecto colaborativo e inclusivo que nasceu em final de 2023, no contexto da dinâmica criada com este encontro, explica Ana Pagará. “A rede, coordenada por nós, com a colaboração da Ordem Cisterciense, reúne diversas entidades, públicas e privadas, e tem como intenção colectiva servir melhor a causa da salvaguarda do património cisterciense”. Neste momento, mobiliza 29 organizações, de 12 países.
A entrada no VI Encontro Internacional de Abadias Cisterciense é livre, mediante inscrição prévia através do email se.malcobaca@museusemonumentos.pt.
Durante as actividades, é disponibilizada tradução simultânea em português, inglês e francês.
No programa constam especialistas de Espanha, Luxemburgo, Reino Unido, Itália, Alemanha, Dinamarca, Países Baixos e Áustria, além de Portugal.