As Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) das Olhalvas e do Coimbrão, ambas localizadas no concelho de Leiria, vão passar a produzir toda a energia que consomem.
Para atingir a auto-sustenbilidade energética, as estruturas irão aumentar a produção de biogás resultante do tratamento das águas residuais. No caso do Coimbrão, está ainda prevista a instalação de uma central fotovoltaica.
De acordo com dados fornecidos pela Águas do Centro Litoral (AdCL), no ano passado, o aproveitamento do biogás nas ETAR de Coimbrão e das Olhalvas permitiu a produção de cerca de dois Gwh (gigawatthora), que “representam aproximadamente o consumo anual de energia eléctrica de 1.000 famílias”.
No Coimbrão, essa energia é vendida à EDP, enquanto nas Olhalvas ajuda à actividade da estrutura. O objectivo, adianta fonte da empresa, é aumentar em 30% a produção de energia a partir do biogás, no âmbito de um conjunto de investimentos que a AdCL vai executar, até 2030, para se tornar energicamente auto-sustentável, num valor global a rondar os 8,6 milhõesde euros.
Em comunicado, a empresa adianta que está prevista a beneficiação e instalação de centrais de co-geração, para produção de energia a partir do biogás, estimando- se que anualmente sejam gerados cinco Gwh.
O plano de investimentos contempla ainda a instalação de seis parques fotovoltaicos, um dos quais no Coimbrão, com uma potência total de 2,8MW, “estimando-se uma produção de 4,7 Gwh/ano de energia 100% renovável”. Em paralelo, a empresa irá investir 3,9 milhões de euros em acções de eficiência energética, com o objectivo de reduzir cerca de 10% dos consumos actuais (menos 7,2 Gwh).