Com oferta dinâmica e ajustada às diferentes necessidades do mercado, a Leiria Business School tem sido cada vez mais procurada por executivos, que reconhecem a importância de actualizar os seus conhecimentos ao longo da vida. As sessões de formação personalizadas e dinamizadas dentro das próprias empresas estão entre as mais procuradas.
Nesta instituição, as formações têm como público-alvo: os empresários, os empreendedores e os quadros médios e superiores das empresas. “Pretendemos elevar as competências dos nossos gestores e dos nossos líderes na área da gestão (entendida em sentido amplo), para que as nossas organizações sejam mais resilientes e para que possam contribuir para o aumento da competitividade do tecido empresarial do País”, contextualiza a directora-executiva, Ana Lambelho.
Entre os executivos que procuram as formações da Leiria Business School existe um ponto comum, acredita a responsável. “É o investimento em si mesmos”, realça. “São unidos pelo desejo de melhorar as suas competências, de serem melhores profissionais. Reconhecem a importância de se manterem actualizados e procuram oportunidades de aprendizagem que os capacitem a alcançar um melhor desempenho, acrescentando valor para os próprios e para os que os rodeiam”, frisa a directora-executiva. Quanto às maiores necessidades formativas que estes visam colmatar, a responsável refere que “as formações na área da gestão financeira continuam a ser bastante procuradas”.
No entanto, “denotamos uma crescente procura de formação na área da liderança e da gestão de pessoas”, acrescenta.
A personalização das formações dinamizadas por esta entidade é também muito valorizada. “A Leiria Business School tem formações executivas e as denominadas formações in company. Nas primeiras, os conteúdos são pré-concebidos por nós e nos horários e local previamente definidos. No entanto, mesmo nestas formações, há sempre o cuidado de analisar o perfil da turma e de ajustar a formação às suas necessidades: os exemplos utilizados nas formações são adequados às áreas profissionais dos formandos e é frequente o/a formador/a dar mais ênfase a um ou outro aspecto do programa, atendendo ao perfil dos formandos que frequentam aquele concreto curso”, explica Ana Lambelho.
As segundas, prossegue a directora-executiva, “são formações totalmente personalizadas, isto é, gizadas à medida das necessidades identificadas pelas empresas, não só em termos de conteúdos programáticos como também de horários, de local onde decorre a formação e dos demais aspectos inerentes à mesma”. A responsável sublinha que a instituição tem observado um aumento significativo no número de candidaturas, sendo que este crescimento é especialmente evidente nas formações in company. E são muitas as variáveis que têm contribuído para este fenómeno.
“O aumento da procura pelas formações da Leiria Business School deve-se, em nosso entender, a um conjunto de factores que estão interligados: o crescente reconhecimento da instituição, alicerçada na qualidade das formações oferecidas e na excelência dos seus formadores; a consciência dos empresários e dos seus colaboradores da importância da formação ao longo da vida como meio de valorização pessoal e profissional; e, por último, as políticas públicas de incentivo à formação contínua que, por já não se resumirem à formação técnica, conferem às empresas e aos trabalhadores estímulos financeiros para a frequência de formações de alto nível”.
Desde 2012, ano de fundação da Leiria Business School, já passaram pelas formações desta entidade mais de 2.200 pessoas, expõe Ana Lambelho.
Novidades com a 1.ª edição do curso ESG e Gestão Empresarial
Segundo a directora-executiva da Leiria Business School, esta entidade tem, actualmente, candidaturas abertas para a 12.ª edição da formação Excel e Aplicações para Gestão, para duas formações na área de Marketing Digital —Produção e Optimização de Conteúdos para SEO e Introdução ao SEO Técnico —, para a 4.ª edição do curso de Introdução Prática em Gestão de Projectos e para a 2.ª edição do Curso de Formação Avançada em Liderança e Gestão de Pessoas.
Além disso, adianta, “ainda este ano abriremos as candidaturas para 11.ª edição da Formação Avançada em Gestão Executiva, para a 1.ª edição do curso ESG e Gestão Empresarial e para a 2.ª edição do Curso de Formação em Gestão para Empresários (que terá início em Janeiro de 2025)”.
No que respeita à formação em ESG, são abordadas as questões ambientais, sociais e de governança. “Este tema tem ganhado crescente importância nas empresas, à medida que a sociedade reconhece a necessidade de práticas empresariais mais sustentáveis e responsáveis”, justifica a responsável. “Esta formação aborda não apenas os fundamentos teóricos dessas questões, mas também fornece ferramentas práticas para as empresas implementarem políticas e estratégias que promovam o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social corporativa e a transparência na governança”, prossegue Ana Lambelho.
“Acreditamos que esta formação será extremamente valiosa para as empresas que procuram destacar-se no mercado actual, onde a sustentabilidade e a responsabilidade social são cada vez mais valorizadas pelos consumidores e pelos investidores”, constata a directora- executiva. “A oferta formativa da Leiria Business School é dinâmica e pretende ajustar-se às necessidades das empresas, pelo que estamos a preparar algumas novidades que poderão encontrar brevemente no nosso site”, refere ainda.