É apresentado nesta sexta-feira, pelas 18:30 horas, no Museu de Leiria o catálogo da exposição Jorge Estrela – Esboço de uma Biografia.
Entretanto, a exposição, no Museu de Leiria e no CIA – Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, já prolongada além do prazo inicialmente divulgado, está patente até domingo, 16 de Abril.
São, por isso, os últimos dias que oferecem a oportunidade de visitar esta retrospectiva sobre uma das figuras-chave na génese do Museu de Leiria, com um percurso que relacionou a pintura, a poesia, a botânica, a geometria e a gastronomia.
Com a apresentação pública do catálogo relativo à exposição Jorge Estrela – Esboço de uma Biografia, inaugurada em Junho do ano passado, o Museu de Leiria e o Município pretendem “perpetuar o trabalho realizado” e “homenagear, de forma mais permanente, o cidadão Jorge Estrela”, lê-se numa nota de divulgação.
A exposição tem coordenação técnica de Vânia Carvalho, coordenação executiva de Sara Marques da Cruz, consultoria de Carlota Simões (viúva de Jorge Estrela) e Vítor Serrão e museologia de Ricardo Estevam Pereira.
Passeios, visitas orientadas, oficinas, saídas de campo e sessões gastronómicas preencheram nos últimos meses o cartaz de actividades organizado pelo Museu de Leiria, em parceria com o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, associado à exposição.
Leia também: Conhecer um “príncipe do Renascimento”
Autor, pintor e historiador de arte, Jorge Estrela está ligado ao Museu de Leiria pelo contributo para o estudo, restauro e classificação da colecção de pintura antiga da instituição.
A câmara destaca o contributo “cultural, cívico, e de partilha com a comunidade, bem como a sua relação profunda com Leiria”.
“O percurso de vida de Jorge Estrela, a sua dimensão humana, o respeito que granjeou junto de todos os que conviveram com ele, compelem-nos a preservar e divulgar o seu legado, dando relevo às múltiplas realizações a que emprestou o seu saber”, é salientado no comunicado da autarquia.
Em Junho do ano passado, a Câmara de Leiria anunciou a criação do Prémio Jorge Estrela, de âmbito nacional, para distinguir trabalhos de investigação em história da arte.