O antigo presidente da Junta de Freguesia de Abiul, António Carrasqueira, faleceu hoje vítima de morte súbita, aos 83 anos.
Na nota de pesar publicada pelo Município de Pombal, refere-se que o antigo autarca, nascido em Abiul em 1941, foi militar, tendo cumprido, enquanto graduado, três comissões de serviço no Ultramar, uma no norte de Moçambique e duas na Guiné.
Prestou serviço em várias Unidades de Engenharia Militar, nomeadamente, na Escola Prática de Engenharia; Batalhão de Engenharia de Santa Margarida; Regimento de Engenharia de Lisboa; Regimento de Engenharia de Espinho; Companhia de Engenharia da Brigada (NATO) e no Quartel-General, em Coimbra; na Delegação de infraestruturas e Obras do Exército.
“Na efectividade de serviço, foi fundamental para que algum equipamento pesado de engenharia, tal como máquinas, viaturas basculantes, dumpers, cilindros, niveladora, retroescavadoras e outras, viessem para o concelho de Pombal onde procederam a vários trabalhos, quer na terraplanagem para campos de futebol, como foi o caso do campo do Ramalhais, Abiul, Redinha e outros, quer na abertura de caminhos de acesso a povoações, caminhos rurais, agrícolas e florestais, especialmente na freguesia de Abiul, onde só no lugar de Ramalhais foram abertos e regularizados mais de oito quilómetros”, refere o mesmo documento.
“António Carrasqueira teve também, desde sempre, uma participação cívica activa, com forte intervenção no movimento associativo local. Foi presidente da Casa do Povo de Abiul; do Rancho Típico da Casa do Povo de Abiul; fez parte da Comissão da Fábrica da Igreja de Abiul; e do Clube de Futebol da mesma terra. Colaborou de forma activa e empenhada, na transformação da estrutura de madeira para alvenaria e betão da Praça de Touros de Abiul, em 1969, com Alberto Gomes da Silva, empenhando-se para que a sua administração passasse para a tutela da Junta de Freguesia de Abiul.”
Também, nessa época, contribuiu e empenhou-se na implementação do posto de Telescola e na criação do Museu Rural no edifício da antiga Casa da Misericórdia de Abiul, em parceria com o Padre Cruz Gomes. Transitando para a situação de reserva em 1992, António Carrasqueira sentiu que ainda reunia condições para continuar a desempenhar funções ao serviço da comunidade. Assim, em 1994, assumiu as funções de presidente da junta de freguesia de Abiul tendo, posteriormente, ganho todas as eleições autárquicas que ocorreram (por maioria absoluta), mantendo-se até 29 de setembro de 2013. Durante duas décadas, e enquanto presidente de Junta de Freguesia de Abiul, António Carrasqueira operou uma mudança radical no cariz da freguesia, empenhando-se totalmente no abastecimento total de água pública ao domicílio, na asfaltagem de cerca de centena e meia de quilómetros de estradas, na abertura de centenas de quilómetros de estradas florestais e agrícolas e de ligação aos diversos/entre lugares, na requalificação das principais vias estruturantes, na abertura de uma nova artéria em Abiul. É na sua reconhecida capacidade de planeamento e execução que se empenha na dinamização da construção de um moderno Centro Escolar, na construção de modernas e adequadas instalações para a “Extensão de Saúde” e edifício sede da Junta de Freguesia e respetivos arranjos exteriores. A presidência da Junta de Freguesia que exerceu colocou forte empenho na requalificação da rede de iluminação pública na freguesia, no alargamento e requalificação do cemitério e do espaço envolvente, na construção de funcional estaleiro para materiais e equipamentos da autarquia, na aquisição de carrinhas para transporte de alunos, na construção de um Memorial alusivo aos combatentes que serviram no Ultramar e que naturais da freguesia, na requalificação, manutenção e conservação da velhinha Praça de Touros (a mais antiga do país), ex libris de Abiul, e que em muito contribuiu para que os nomes de Abiul e Pombal fossem levados bem longe. Pela elevação no desempenho da missão autárquica, a Câmara Municipal de Pombal atribuiu-lhe em Novembro de 2013 a Medalha de Mérito Municipal (grau prata).