Padre da diocese de Leiria-Fátima, Manuel Gonçalves Janeiro, de 83 anos, faleceu esta quarta-feira, na Alemanha, onde estava radicado há quase cinco décadas.
Natural de Ribeira do Fárrio, no concelho de Ourém, entrou para Seminário de Leiria em 1953, tendo concluído o curso de Teologia em 1965, ano em que foi ordenado sacerdote pelo bispo D. João Pereira Venâncio.
Ao longo do seu ministério sacerdotal, foi prefeito e professor do Seminário Menor de Leiria e leccionou Teologia Dogmática no Seminário Maior de Leiria. Frequentou a Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, onde fez estudos de especialização em Teologia Dogmática e o curso de Sociologia. Especializou-se em Sociologia da Religião, Sociologia do Conhecimento, Antropologia e Investigação Sociológica, na Universidade de Constança, Alemanha.
Em 1978 assumiu as funções de pároco da comunidade católica portuguesa de Singen, Alemanha, função que exerceu até 2016. Entre 1991 e 2016, desempenhou também o cargo de delegado da Conferência Episcopal Alemã para as missões portuguesas. Em 2016 passou à situação de jubilado (emérito), tendo ficado a residir na Alemanha.