Antigo professor primário em Marrazes, em Leiria, Arnaldo Cunha, 89 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira, no Hospital Santo André, em Leiria, onde estava internado por doença do foro cardiológico.
Natural de Coimbra, era um fervoroso adepto da “Briosa”, como é conhecido o clube da cidade, refere uma nota da família.
Foi militar miliciano no Regime de Infantaria das Caldas da Rainha e esteve como professor em Almagreira (Pombal), em Caldelas (freguesia de Caranguejeira, Leiria) e nos Marrazes, onde chegou em 1959, leccionando a várias gerações até 1992, ano em que se aposentou.
Nesta freguesia, deu também aulas a adultos, foi juiz de Paz e esteve ligado, como sócio, à Filarmónica de Santiago dos Marrazes e ao Sport Clube Leiria e Marrazes.
Na nota da família, é ainda recordado o papel que Arnaldo Cunha teve, nos anos 60, na mobilização das crianças de Marrazes para “ajuda à construção” do parque de jogos daquele clube.
Arnaldo Cunha, fez ainda parte da estrutura distrital de Leiria fundadora do Sindicato dos Professores da Zona Centro, foi sócio da Sociedade de Língua Portuguesa e da Sociedade Portuguesa de Matemática e autor do jogo didáctico Aprenda História Jogando, editado pela Porto Editora.
Esteve ainda na fundação da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, da ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria e Alta Estremadura e da Associação Social-Democrata de Leiria.
Em sua casa nasceu o JORNAL DE LEIRIA, publicação que ajudou a fundar.
Foi distinguido pelo Município de Leiria, com a atribuição do Galardão Municipal.