Depois tentarem burlar empresários na Marinha Grande, falsos inspectores da Autoriadade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) procuraram utilizar o mesmo modus operandi em Vieira de Leiria.
Segundo nos revelou uma empresária, um homem contactou-a por telefone, identificando-se como inspector da ASAE.
“Disse que não podia estar a trabalhar como estou e que não tinha licença para take away. Aleguei que estava conforme a associação comercial da Marinha Grande, ao que referiu que eles estariam a informar mal e que as multas eram muito altas”, adiantou.
Para “arquivar o processo” pediu 400 euros. “Disse que não tinha o dinheiro já disponível e eles ficaram de me enviar os dados para enviar o valor por MBway”, adiantou.
Desconfiada da situação, a empresária apresentou queixa na GNR.
Ao JORNAL DE LEIRIA, o Comando Territorial de Leiria da GNR informa que tem registo de quatro denúncias por tentativa de burla nas localidades de São Martinho Porto, Peniche, Vieira de Leiria e Alcobaça, desde o início deste ano, em que os suspeitos se fizeram passar por falsos funcionários.
A GNR “prossegue com as diligências policiais tendentes à identificação dos suspeitos”.
“Habitualmente, os burlões são homens ou mulheres bem vestidos, bem-falantes, com voz calma e afável, com uma conversa convincente e cativante que levam as pessoas a fazer aquilo que não querem”, alerta a GNR.
Para prevenir este tipo de crimes, este órgão criminal aconselha:
– Não confie em estranhos bem-falantes ou cheio de boas intenções
– Desconfie de esquemas que lhe ofereçam dinheiro fácil
– Em caso de dúvida não deixe entrar ninguém em casa
– Não demonstre estar sozinho, mesmo que não esteja ninguém em casa, chame por um vizinho ou um familiar próximo
– O apoio mútuo entre vizinhos de confiança pode ajudar em situações duvidosas.