Hoje e amanhã, dias 5 e 6 de Outubro, decorre a segunda edição da Feira Militaris, na Expoeste em Caldas da Rainha.
A segunda edição da Militaris – Feira de Militaria irá contar a presença de coleccionadores, comerciantes da área da militaria.
“Sendo esta área bastante abrangente, iremos ter presente desde o modelismo militar à cutelaria (com demonstrações de forja ao vivo), as velharias e antiguidades sobre a temática, veículos militares da associação de veículos militares de Elvas e associações militares como a dos Lanceiros de Guimarães, e ainda associações de ex-combatentes, forças militares e policiais, demonstrações histórico-militares promovidas por associações, e também falerística, que envolve medalhas militares e condecorações e tudo o resto que tenha a ver com este universo que é bastante amplo”, nota a organização.
Durante o evento, “haverá palestras de coleccionadores e escritores conceituados. Apostamos igualmente nas recreações históricas, através da Associação Napoleónica Portuguesa, com diversos grupos e associações presentes”, prossegue a mesma fonte.
Quanto aos objectivos da iniciativa, explica a organização, consistem em: “promover e divulgar o nosso património histórico/político/militar e promover quem o promove; promover a sã camaradagem e partilha de conhecimentos entre os entusiastas da militaria a qual é transversal a um sem-número de temáticas, as quais se interligam e são multidisciplinares; dar a conhecer e angariar novos coleccionadores, curiosos e entusiastas; promover associações, grupos ou individualidades que se dediquem à recuperação e preservação da nossa Identidade militar”.
Também “promover escritores, editoras ou individualidades que promovam a temática; promover através da partilha e encontros os comerciantes desta temática, demonstrando através do espírito de camaradagem e entreajuda que é possível crescer em conjunto; abrir a área militar à sociedade, derrubando ideias pré-concebidas, mitos e muita desinformação; fazer da Militaris uma festa anual de encontro de toda a comunidade”.