Já era madrugada quando Fernando Costa apareceu aos jornalistas para assumir a derrota nas eleições autárquicas. O candidato só quis prestar declarações depois da votação totalmente encerrada.
O candidato do PSD/MPT à Câmara de Leiria teve pior resultado que há quatro anos, perdendo um vereador para o PS. Fernando Costa ganhou a freguesia de onde é natural, a União de Santa Catarina e Chaínça, e a União de Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa.
"Não consegui melhor que Raul Castro, que está de parabéns porque conseguiu atingir os seus objectivos. Confesso que as coisas não correram como nós desejávamos, mas subimos 1.000 votos. É certo que o PS sobe mais, a CDU perde 1.000 votos e o Bloco de Esquerda desce", analisou o candidato.
O candidato, que garantiu ir assumir o lugar de vereador, acrescentou que a "imprensa tem levado ao colo o doutor Raul Castro, e viu-se nos últimos meses".
"Os jornais também estão de parabéns com a vitória de Raul Castro", ironizou, admitindo, contudo, "ser culpado" por não ter conseguido "unir o PSD, nem mobilizar" o partido "como desejava" e porque "não houve tempo para passar a mensagem".
Fernando Costa referiu ainda que o PSD teve "equipas nas juntas de freguesia que foram de um trabalho inexcedível, que só não venceram, porque os ventos e a maré nacionais também não favorecem a disputa autárquica neste momento".
Segundo os dados oficiais, o PS, liderado por Raul Castro, venceu o concelho de Leiria com 54,46% dos votos, conquistando oito mandatos. O PPD/PSD.MPT reuniu 26,96% dos votos, somando três mandatos.