Durante seis dias, a vida e obra do escritor e poeta que amou o pinhal e o mar vão inspirar actividades de lazer, bem-estar e cultura, em São Pedro de Moel, no concelho da Marinha Grande.
Este ano, o Festival Afonso Lopes Vieira decorre de 15 a 20 de Agosto, com propostas para todas as idades, gratuitas, em que a poesia é um dos principais ingredientes.
Uma caça ao poema, instalações poéticas nas ruas e um passeio pedestre com poesia fazem parte do programa, com mais de 30 iniciativas.
Além de concertos de Baleia Baleia Baleia, Mariana Camacho e Aníbal Zola, o cartaz inclui exposições, teatro, marionetas, cinema, visitas encenadas e contos encenados, tertúlias e workshops.
Está anunciada uma exposição de fotografias de Afonso Lopes Vieira, uma exposição de painéis com o título Animaes Nossos amigos, com poemas de Afonso Lopes Vieira e ilustrações de Raúl Lino, e será projectado o filme O Afilhado de Santo António, de Afonso Lopes Vieira.
Logo no primeiro dia, 15 de Agosto, é inaugurada no posto de turismo a exposição Con-Frontos, de Abílio Febra, com inauguração guiada por Cristina Nobre, e serão ditos 15 poemas acompanhados pelo pianista Amadeu de Oliveira, na Igreja de São Pedro de Moel, numa revisitação de Schumann com a inclinação das ervas, de Carlos Lopes Pires, também com breve apresentação de Cristina Nobre.
Ao longo do festival, realizam-se a Feira do Livro Infantil e Contos Infantis e a Feira de Artesãos, e, em vários dias, há animação infantil com insufláveis e pinturas faciais, passeios de cavalo, jogos tradicionais infantis e carrinhos de passeio lúdico.
O jardim do Bambi acolhe duas tertúlias: “São Pedro de Moel e o estado das artes” no dia 18 e “Pensando o futuro (abrir gavetas)” no dia 19.
A revista Acanto, o projecto Casa-Nau, o Teatro à Solta, o Tempus Teatro Oficina e a companhia S.A. Marionetas são algumas das estruturas que participam na edição deste ano.
Natural de Leiria, Afonso Lopes Vieira (1878-1946) escreveu muitos dos seus textos na sua casa de férias em São Pedro de Moel, actualmente conhecida como Casa-Museu Afonso Lopes Vieira.
O Festival Afonso Lopes Vieira é organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande e conta com o apoio da Protur – Associação para a Promoção do Turismo de São Pedro de Moel, da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Marinha Grande, da EPAMG – Escola Profissional e Artística da Marinha Grande e da Junta de Freguesia da Marinha Grande.