O festival Fazunchar arranca amanhã, dia 13, e desenrola-se até 21 de Agosto. Na sua 4.ª edição, o evento de arte urbana, em Figueiró dos Vinhos, continua a apostar na pintura mural e outras artes, que invadem as ruas.
Este ano, Figueiró dos Vinhos pretende recuperar o cognome de “vila florida” e reforça o seu papel de “galeria ao ar livre“.
Este ano, participam os artistas espanhóis Alba Fabre Sacristán, Juan Rivas, Slim Safont e Taquen, e os portugueses Lourenço Providência e Mariana, a miserável, anunciou hoje a organização, em nota de imprensa.
As pinturas murais serão criadas em “várias zonas distintas do concelho – centro histórico e todas as restantes freguesias”, segundo o mesmo documento que, refere que, este ano, haverá também uma “open call” para a pintura de um mural, numa chamada para qualquer artista português ou que viva em Portugal, com candidaturas abertas até 24 de Julho.
Outra das novidades para a presente edição passa pela acção comunitária “Vila Florida” – distinção que Figueiró dos Vinhos recebeu em 1998 -, onde a população é desafiada a recriar uma antiga tradição do concelho, “entretanto caída no esquecimento”, de construir flores de papel para a decoração das suas ruas.
“Para integrar o roteiro de arte existente, a artista brasileira Arashida foi desafiada a criar um conjunto de telas, que ficarão em vários locais de destaque do centro histórico da vila”, acrescenta-se.
Na presente edição, o ilustrador Francis.co irá apresentar o resultado da residência artística de desenho que fez em 2021, com a exposição “Esquecidos”, patente no Museu e Centro de Artes até 31 de Agosto.
De acordo com a organização, este ano, Mariana Vasconcelos (vídeo), Miguel Oliveira (fotografia), Silly (música) e João Pedro Vala (literatura) serão os participantes nas residências artísticas do Fazunchar.
O programa conta ainda com um concerto de Silly, a 19 de Agosto, e outro no dia seguinte, de Papercutz, Ensemble e Vasco Mendes, assim como visitas guiadas orientadas pela curadora do festival, Lara Seixo Rodrigues.
O “Jornal de Cordel”, oficinas e um piquenique comunitário são outras das propostas do festival.
O Fazunchar é uma iniciativa promovida pelo Município de Figueiró dos Vinhos, com curadoria e coorganização da Mistaker Maker.