A organização tinha anunciado a 18 de Março que estava fechado o cartaz do Vodafone Paredes de Coura 2024, mas acaba de anunciar duas novidades nas redes sociais, com a inclusão dos norte-americanos Sextile e do colectivo First Breath After Coma, de Leiria, que vai a palco com Noiserv e a Banda de Mateus.
Na mesma mensagem, a equipa do festival anuncia que “devido a constrangimentos logísticos de última hora que ultrapassam a organização, os concertos de Hermanos Gutiérrez e Vegyn foram cancelados”.
É o regresso dos First Breath After Coma a Paredes de Coura, onde vão actuar pela quarta vez – e segunda no palco principal. Antes, estiveram também num palco secundário e no evento Sobe à Vila, que se realiza fora do recinto.
O concerto acontece logo no primeiro dia, 14 de Agosto, em que actuam André 3000, Killer Mike e Sampha, entre outros.
O espectáculo de First Breath After Coma com Noiserv e a Banda de Mateus envolve cerca de 60 músicos e realizou-se pela primeira vez em Maio, no Teatro Tivoli, em Lisboa. No entanto, as ligações deste triângulo de cumplicidades já somam vários anos.
Desde 2016, os First Breath After Coma têm colaborado com Noiserv, em construções e reconstruções de temas do colectivo de Leiria e do artista que costuma apresentar-se a solo. A relação musical e audiovisual entre FBAC e Noiserv começa com “Umbrae”, segunda faixa do álbum Drifter, de 2016, e prolongou-se em concertos no Festival Bons Sons em 2019 e em salas de Leiria, Ílhavo, Braga, Porto e Lisboa, em 2023.
Com a Banda de Mateus, Roberto Oliveira, Telmo Soares, Rui Gaspar, Pedro Marques e João Marques actuaram ao vivo em 2019, no 210.º aniversário da filarmónica e escola de música de Vila Real, registo que está disponível em álbum.
Girl In Red, Idles e Fontaines D.C. são os cabeças de cartaz da edição de 2024 do Vodafone Paredes de Coura.