O Museu do Vinho de Alcobaça acolheu ontem as gravações do projecto Mais Alternativas Sénior: Experiências com Sentido, projecto esse que parte de uma iniciativa da Associação de Bem-Estar e Recreativa de Alpedriz, com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça.
O objectivo, adianta a autarquia, é “promover o bem-estar e a qualidade de vida da população sénior, numa abordagem holística do ser humano”.
Assim, durante a manhã, uma equipa da associação esteve nos vários espaços do Museu do Vinho a gravar actuações de um grupo de folclore. As gravações foram feitas com uma câmara de 360 graus e o resultado será experienciado pelos utentes da associação com recurso a óculos de realidade virtual.
“Esta é uma forma inovadora de dinamização da comunidade sénior, proporcionando não só uma experiência imersiva e evocativa das memória e das vivências como também uma verdadeira visita virtual ao Museu do Vinho de Alcobaça”, explica a vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Inês Silva.
“Num contexto de grandes constrangimentos em particular para a comunidade sénior, este projeto constitui uma solução alternativa e bastante criativa para proporcionar aos nossos idosos uma experiência diferente e estimuladora”, refere ainda a autarca.