A equipa de Formula Student do Politécnico de Leiria (FSIPLeiria) competiu em Itália, com um modelo dotado de um sistema de combustível eficiente que alcançou a redução da pegada ecológica através de “downsizing do motor” e da utilização de biocombustíveis.
Segundo o Politécnico de Leiria, a equipa entrou em acção entre os dias 13 e 17 de Julho, alcançando o 18.º lugar, tendo apenas participado nas provas estáticas “devido a um contratempo”.
Já a trabalhar na continuidade do projecto, os elementos mais recentes da FSIPLeiria estão apostados no desenvolvimento de um carro de corrida eléctrico.
“Com o aparecimento das novas tendências do mercado automóvel, isto é, o desenvolvimento de motores de combustão interna mais eficientes e a electrificação, surgiu a necessidade de aprender novas práticas e conceitos. Este veículo que esteve em competição em Itália começou a ser projectado em 2020, com o objectivo de criar um sistema mais eficiente e dinâmico e com menor pegada ecológica”, refere a FSIPLeiria, em nota.
A equipa conta com 31 elementos, de diversas áreas curriculares das várias escolas do politécnico, como engenharia automóvel, engenharia mecânica, engenharia eletrotécnica, gestão e comunicação/media.