Três residências artísticas de teatro e circo, três momentos do projecto Estações Efémeras. A primeira apresentação acontece no domingo, 24 de Setembro, nas Fragas de São Simão, concelho de Figueiró dos Vinhos, com início às 16 horas.
A organização está a cargo do Leirena, de Leiria. “O projeto consiste na realização de três residências artísticas em três espaços naturais distintos, onde cada local servirá de palco para a exploração e apresentação de três resultados finais”, explica uma nota de divulgação.
As Estações Efémeras irão também à Nascente do Nabão, no concelho de Ansião, de 18 de Setembro a 30 de Setembro, com apresentação a 30 de Setembro, e à Cascata dos Caniços, no Rio Lis, na cidade de Leiria, de 2 a 15 de Outubro, com apresentação 15 de Outubro.
Segundo o Leirena, “além da residência artística com actores e performers do circo na criação de solos, uma segunda residência será aberta para a comunidade local interessada em participar. Os participantes da comunidade farão parte de uma residência, envolvendo uma mediação de seis dias com o director artístico do projecto, na criação de cenas e jogos que farão parte do resultado artístico final”.
O objetivo principal do Estações Efémeras é “promover a valorização dos espaços naturais, preservar a identidade cultural local e fortalecer o compromisso com a preservação ambiental por meio do teatro e do circo”.