A caldense Francisca Cardoso conquistou o título de campeã mundial de kickboxing, na categoria -70kg, de K1 (full), na sexta-feira, durante o Campeonato do Mundo de Kickboxing, da Internacional Combat Organisation (ICO), decorrido em Hull, Inglaterra.
O título foi alcançado após a atleta da Escola Kickboxing Fernando Paulo ter derrotado a irlandesa Jillian Fitzgerald.
Este foi o quinto título mundial conquistado por Francisca Cardoso, de 24 anos. “Esta conquista é um espelho de todo o trabalho que eu, o meu treinador, a minha mental coach e a minha equipa temos feito ao longo deste último ano. É muito bom colher os frutos do trabalho árduo que temos tido”, afirma a atleta ao JORNAL DE LEIRIA.
Antes da partida para Inglaterra, Francisca Cardoso promoveu uma campanha de angariação de fundos e patrocínios para suportar os custos da participação e poder voltar a representar Portugal no Campeonato do Mundo de Kickboxing, reconhecendo que após essa ‘luta’, a vitória tem um “sabor ainda mais especial”.
“Fico muito grata a todas as pessoas que me ajudaram e aos meus patrocinadores, pois sem eles não seria possível. Este título é meu e de todos os que me ajudaram a chegar até aqui”, sublinha Francisca Cardoso.
Assegurado o título mundial, a atleta caldense tem já os olhos postos no título português, para o qual tem dois combates marcados, um deles já no próximo sábado, dia 28.
A par de Francisca Cardoso, o leiriense Duarte Santos marcou também presença no Campeonato do Mundo de Kickboxing, no entanto, segundo a atleta, não competiu por falta de adversário.