Francisco André, jurista natural de Leiria que exerceu funções como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação nos dois últimos governos, acaba de ser nomeado embaixador da União Europeia (UE) no México.
Esta designação acontece no âmbito da rotação diplomática nas delegações do bloco europeu em todo o mundo, consumada na semana passada. Na Cidade do México, Francisco André vai substituir o diplomata de carreira francês Gautier Mignot.
Nascido em Leiria há 48 anos, Francisco André cresceu em Ourém, concelho onde chegou a ser membro da Assembleia Municipal (AM). É licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e iniciou a sua carreira profissional como advogado em 2003.
Entre 2005 e 2008, foi chefe do gabinete do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros Jorge Lacão. Depois disso, desempenhou funções de conselheiro na Representação Permanente de Portugal junto da UE. Em 2018, o então primeiro-ministro António Costa chamou-o para chefe de gabinete, cargo que ocupou até Agosto de 2020.
Após uma breve passagem como conselheiro técnico principal na Representação Permanente de Portugal junto da OCDE, em Dezembro de 2020 tomou posse como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, cargo que exerceu até ao início deste mês.
Na última sessão da AM de Ourém, realizada na segunda-feira, foi aprovado um voto de felicitações pela recém-nomeação de Francisco André. “É um dos mais altos cargos diplomáticos da UE que passa a ser exercido por um ouriense. Tal feito, deixa-me orgulhoso como ouriense”, disse Nuno Batista, deputado do PS.
Já João Moura, presidente da AM recentemente empossado como secretário de Estado da Agricultura, salientou que “é mais um ouriense que vinga”, destacando as “excelentes qualificações” de Francisco André.