Abílio dos Santos Figueira, um dos fundadores da Meia Maratona Internacional da Nazaré – Associação de Cultura e Desporto, morreu ontem com 84 anos, anunciou nas redes sociais a organização do evento.
Numa nota de pesar, publicada nas redes sociais, a instituição recorda o “Senhor Abílio” como um homem que “encarou a missão de encabeçar e coordenar um grande grupo de voluntários que permitiu criar, manter e afirmar a Meia Maratona da Nazaré como prova de referência”, em “condições muito difíceis e sempre rumando contra muitos ventos e mares ruins”.
Além de criar a mais antiga meia maratona do país, conhecida como a ‘Mãe das Meias Maratonas’, Abílio Figueira também esteve na criação da Rádio Nazaré, um “processo igualmente atribulado, onde a sua perseverança, coragem e atitude afirmativa galvanizaram todo o grupo de pessoas que permitiu a sua manutenção e afirmação”.
Também o Bairro dos Anjos, clube onde o filho de Abílio Figueira é vice-presidente e treinador, endereçou “uma mensagem de força” aos familiares e amigos.
Residente na Nazaré, o funeral de Abílio Figueira realiza-se amanhã, no Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, pelas 9:30 horas, seguindo depois para o cemitério de Pederneira.