Se recebeu uma mensagem no telemóvel, em nome da GNR, a dizer que “A sua viatura consta para apreender a partir de hoje por coima em atraso pague agora”, seguida de dados para efectuar um pagamento, não siga as instruções. O aviso é da GNR que, em comunicado, esclarece que se trata de uma mensagem “fraudulenta” e de uma “tentativa de burla”.
“A GNR não envia mensagens de telemóvel para efectuar pagamentos, pelo que se receber esta SMS deverá denunciar e informar de imediato as autoridades policiais”, pode ler-se naquele esclarecimento.
Na mesma nota, a GNR faz um conjunto de recomendações relacionadados com este tipo de burla. A guarda aconselha os cidadãos a “não aceitar métodos de pagamento que desconhece nem siga instruções de estranhos”, informando-se primeiro sobre qualquer serviço novo de pagamento junto do seu banco.
Outras das recomendações passa por “nunca” adicionar/associar um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece a serviços bancários” e não fornecer dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou SMS. A GNR aconselha também a não seguir ligações recebidas via correio eletrónico ou SMS e a verificar o extracto da conta bancária com regularidade.
Em caso de burla, “a vítima deverá denunciar o crime ao posto policial da área de residência, por forma a que se consiga adequadamente monitorizar e melhor gerir os recursos disponíveis”, recomenda a GNR, alegando que a denúncia deste tipo de crime “é fundamental para auxiliar à sua monitorização”.