No balanço da Operação “Peregrinação Segura 2022”, a Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou que detectou 61 infracções por condução sob o efeito do álcool, 310 por excesso de velocidade de um total de 11.573 condutores fiscalizados, tendo levantado 1.473 autos de contraordenação ao Código da Estrada.
Até 15 de Maio, a GNR interveio nas principais vias de acesso à cidade de Fátima, com o fim de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações, reforçando ainda o policiamento no Santuário e zonas envolventes.
Durante toda a operação foram realizadas 2 139 acções, entre elas, 787 de apoio aos peregrinos em deslocamento, havendo sido reportados três incidentes sem gravidade.
Na segunda fase da operação, que “iniciou a 12 de Maio e se prolongou até 15 de Maio, foi montado um dispositivo especial de segurança nos acessos a Fátima e no Santuário, tendo sido empenhadas várias valências, nomeadamente, territorial, de trânsito, de intervenção, de informações e investigação criminal”, refere a GNR em nota.
Como apoio aos peregrinos internacionais, a força policial manteve no recinto patrulhas de Tourist Suport Patrol e contou com a colaboração da Guardia Civil.
Nesta segunda fase, a GNR registou como ocorrências mais significativas:
· Apoio a oito pessoas perdidas;
· Seis pessoas desaparecidas e posteriormente localizadas;
· Quatro pessoas assistidas pelos militares e posteriormente encaminhadas para a Autoridade Nacional de Protecção Civil;
· Nove extravios de carteiras e chaves;
· Quatro furtos;
· 19 objectos recuperados;
· Cinco falsas medalheiras identificadas;
· 12 autos de contra-ordenação levantados por venda ambulante.