Uma investigação de 13 meses do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da GNR de Leiria resultou na detenção de nove homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 59 anos, suspeitos de tráfico de droga nos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Castro Verde e Albufeira.
O comandante do Destacamento Territorial da GNR de Leiria, Ricardo Monteiro, acredita que a apreensão de milhares de doses de droga e a detenção deste grupo pôs fim a uma das principais redes de tráfico de estupefacientes que actuava na zona centro e no sul do País.
O líder, que residia no distrito de Leiria, distribuía a droga por outros, que faziam chegar aos clientes o produto estupefaciente. “Foram apreendidos centenas de milhares de euros em produto estupefaciente, a que acresce as restantes apreensões”, disse ao JORNAL DE LEIRIA Ricardo Monteiro.
Na sequência de uma investigação e após meses de fiscalização e vigilância activa aos suspeitos, os militares da Guarda encetaram diligências policiais que permitiram apurar a existência de uma rede organizada que se dedicava ao tráfico de estupefacientes.
Ontem e hoje foi dado cumprimento a oito mandados de detenção, tendo ainda sido executadas 29 buscas, 13 domiciliárias e 16 em viaturas, anexos e estabelecimento comercial, nos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Castro Verde e Albufeira, que resultou na detenção das 11 pessoas, quatro das quais com antecedentes criminais por tráfico de droga, burla e sequestro.
Todos os detidos não tinham profissão conhecida e faziam do tráfico a sua fonte de rendimento.
Foram apreendidas 10.538,50 doses de cocaína, 5.598 doses de MDMA, 116,20 doses de haxixe, 1,64 doses de canábis, 67,6 gramas de quetamina, 5.260,00 mililitros de GHB, cinco balanças de precisão e diversos comprimidos clínicos de venda não autorizada.
A GNR confiscou ainda seis viaturas ligeiras, quatro de alta cilindrada, dois motociclos, 17 telemóveis, diversos artigos tecnológicos e utensílios relativos à prática do crime de tráfico de estupefaciente.
Os detidos serão presente a primeiro interrogatório amanhã, dia 28, no Tribunal Judicial de Leiria, para aplicação das medidas de coacção.
A operação contou com o reforço da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Leiria e dos Núcleos de Investigação Criminal de Caldas da Rainha e de Pombal. Contou ainda com o reforço da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Faro, do Sub-destacamento Territorial de Albufeira, do Destacamento de Intervenção (DI) de Faro e do Grupo de Intervenção e Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI) da GNR.
Esta operação teve ainda o apoio do Tribunal Judicial de Leiria e da Polícia de Segurança Pública (PSP).