O Destacamento de Trânsito do Comando Territorial de Leiria da GNR anunciou que iniciou o patrulhamento de algumas autoestradas da região com duas viaturas 100% eléctricas, no final do mês passado.
As viaturas escolhidas são do modelo ID3 da Volkswagen, cedidas pela concessionária Brisa, em regime de comodato, para “missão de patrulhamento e fiscalização”, segundo refere a força de segurança na sua página de Facebook.
“A mobilidade elétrica vai ao encontro da preocupação em mitigar a pegada ecológica a par da manutenção de uma constante e perspicaz evolução, não só a nível tecnológico, administrativo e financeiro, como também em termos de imagem institucional”, adianta a nota pública.
Também o processo de transição de viaturas movidas a combustível fóssil para electricidade pela GNR no patrulhamento em autoestrada, que teve início em 2021, aconteceu no Destacamento de Trânsito de Leiria em parceria com a Brisa, com uma viatura híbrida.
O patrulhamento abrangerá a A1, a A19 e o IC9, prevendo-se uma poupança anual de 10 mil litros de combustível.
A autonomia eléctrica, ao longo do traçado patrulhado, ficou assegurada com uma viatura eléctrica sempre pronta a sair e a substituir a que está em operação e com os dispositivos de carregamento ultrarrápido nas áreas de serviço da rede Colibri, da Brisa.